O que é a Neuropsicologia? A neuropsicologia é um campo da ciência que estuda a…
Quais são os direitos, no Brasil, para pessoas com Altas habilidades/Superdotação?
No Brasil, a legislação relacionada à educação para altas habilidades e superdotação cognitiva é abordada principalmente por meio da legislação educacional geral e por documentos normativos que visam orientar a inclusão e atendimento diferenciado desses alunos. Algumas leis e documentos relevantes incluem:
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB):
- A Lei nº 9.394/96, conhecida como LDB, é a legislação fundamental para a educação no Brasil. Ela estabelece princípios e diretrizes gerais para a educação, mas não aborda especificamente as altas habilidades e superdotação. No entanto, ela destaca o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, indicando a necessidade de atender às diferenças individuais.
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
- A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP, 2008) enfatiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, o que inclui aqueles com altas habilidades e superdotação. Ela destaca a importância de garantir condições para a aprendizagem e a participação dos alunos, promovendo a diversidade e respeitando as diferenças individuais.
- Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica:
- As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº 4/2009) oferecem orientações específicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, contemplando estratégias para identificação, avaliação e atendimento educacional especializado.
- Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade:
- Este programa, instituído pela Portaria nº 555, de 5 de junho de 2007, visa promover a educação inclusiva, incluindo alunos com altas habilidades e superdotação, garantindo seu acesso, participação e aprendizagem em ambientes escolares comuns.
- Documentos Orientadores para Atendimento Educacional Especializado (AEE):
- O AEE é um serviço complementar ou suplementar à escolarização realizada em salas de aula comuns. Documentos orientadores, como o “Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Intelectual” (MEC/SEESP, 2010), podem oferecer diretrizes específicas para o atendimento de alunos superdotados.
É importante ressaltar que, apesar de existirem essas orientações, a efetiva implementação e prática podem variar entre as diferentes redes de ensino e instituições. Professores, gestores e demais profissionais da educação desempenham um papel crucial na promoção de ambientes inclusivos e no atendimento às necessidades educacionais específicas de alunos com altas habilidades e superdotação cognitiva.
Eu tenho um filho superdotado qual eu já suspeitava, porém nenhum professor, profissional nem esbarrou nessa hipótese, davam alta na psicoterapia….sempre tido como DTHA, agora está com 20 anos, e o neuropsiquiatra me fala, mãe vc tem um gênio na sua casa, entretanto há défices no campo afetivo e entrou com alguns medicamentos, mas se tivéssemos professores capacitados com a grade no ensino superior as crianças não teriam tantos bulings, constrangimentos com a falta de saber conduzir situações de preconceitos, estereótipos e atraso no desenvolvimento, meu filho odiava escrever mas aprendia tudo no oral, verbal, visual….mas era tido como um problema pro professor, meu filho era estigmatizado pelos próprios professores, um dia ele chegou super nervoso pq a professora não o deixou fazer a prova pq ele não tinha feito a margem, gente quanto despreparo, um professor quis mudar ele de sala pq ele não sentava para fazer trabalho em grupo, eu tentava explicar mas a mãe é superprotetora para eles…..tenho a esperança que a educação tenha as devidas estruturas para atender as crianças em suas múltiplas deficiências, altas habilidades, superdotação são positivo na vida do aluno que é inserido na escola com professores realmente preparados para o seu desenvolvimento, senão ao invés de avanços é regressão para alunos desse contexto…..
Olá Cris, obrigada por dividir suas hitória! Com esse seu relato, fica claro que há necessidade da informação chegar a todos e que nossos governantes tomem ciência da importância em preparar a sociedade para adequada evolução.
Em 2023, minha filha recebeu um diagnóstico de superdotação (pela avaliação neuropsicológica), na avaliação neuropsicológica de 2020, recebeu diagnóstico de déficit de atenção. Desde 2021 que ela sendo acompanhada por psicoterapia, psicopedagogia, neurologista e reforço escolar. Nenhum destes profissionais me passou informações de como proceder, quais os direitos dos superdotados, qual a escola ideal etc…estou perdida nesta jornada, e buscando informações pela internet e por redes sociais. Só se fala em autismo, e pouco se fala em superdotação, infelizmente.
É compreensível a sua frustração. No Brasil, crianças superdotadas têm direito a adaptações educacionais, como aceleração escolar, programas de enriquecimento e atendimento especializado. Você pode procurar o Centro de Apoio ao Talento ou o Centro de Atendimento e Estímulos às Altas Habilidades/Superdotação em sua cidade. Em São Paulo temos a APAHSD – Associação Paulista para Altas Habilidades / Super dotação. Além disso, vale a pena conversar com a escola para garantir que a sua filha tenha um plano individualizado.
Olá Laila,
Infelizmente 95% das escolas em todo o Brasil não estão capacitadas e preparadas para lidar com a SUPERDOTAÇÃO, meu netinho @vicentesapequinha começou demonstrar sinais com um aninho e meio, desde então eu comecei correr atrás de conhecimentos e buscar profissionais para me ajudar, esse ano de 2024 ele começou estudar com 4 aninhos, mesmo eu tento relatado para a coordenação e direção da escola que ele possuía todas as características pois, já sabia ler, interpretar textos, conhecia as bandeiras de mais de 30 países, fala ingles fluentemente, sabe, multiplicar, somar e diminuir, conhece todos os planetas e outras coisas mais. Ele começou desanimar com a escola pois estava cansado de ficar fazendo tarefinhas da turminha dele e mesmo assim a escola não percebeu, enquanto isso eu já havia providenciado atendimento com o neuropsicologo e foi onde recebemos o diagnóstico. Mesmo com o diagnóstico muitas vezes preciso ser firme com a escola em busca dos direitos dele, pois por ser o primeiro e único alumo com esse laudo eles ficam perdidos até para cumprirem as leis que o ampara.
Estou passando por coisas parecidas com o meu filho de 10 anos, fui totalmente desacreditada pela escola, me mandaram eu procurar psicólogo dizendo que eu preciso e o menino não, ele está em avaliação. Só vão acreditar depois do laudo e olhe lá, estou pesquisando bastante tentando entender essa característica. Já percebi que a luta é grande! Mas creio que Deus dará a vitória a todas nós 🙏
Good post and straight to the point. I am not sure if this is in fact the best
place to ask but do you people have any thoughts on where to
employ some professional writers? Thanks 🙂
Thanks for the comment. Unfortunately we do not have this type of indication. It’s a shame I couldn’t help you more!Thanks for the comment. Unfortunately we do not have this type of indication. It’s a shame I couldn’t help you more!
Thanks for the comment. Unfortunately we do not have this type of indication. It’s a shame I couldn’t help you more!
After exploring a handful of the blog articles on your web page, I honestly appreciate your way of blogging.
I saved it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please check out
my website too and let me know what you think.
This website was… how doo I saay it? Relevant!!
Finally I have found something which helped me.
Kudos! https://evolution.org.ua/